Resenha | Uma historia de Verão

É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu irmão gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve.

Jovem Adulto | 304 Páginas | Pam Gonçalves | Cortesia Galera Record | Skoob | Classificação: 3/5



Analu está passando por um momento decisivo em sua vida: a escolha de sua carreira. O sonho de Analu é cursar Cinema, mas seus pais querem outra coisa para a jovem. Ela sabe que eles não ficarão nada felizes com a decisão dela, mas acaba escolhendo aquilo que deseja para a sua vida. Analu não é igual ao irmão gêmeo que faz de tudo para agradar os pais. Antes de se mudar para São Paulo, ela quer aproveitar o verão com seus melhores amigos, Gisele e Yuri. Cansada da família perfeita que todos veem, ela quer recomeçar. Mas como fazer isso com a presença daquele que partiu seu coração? Analu não consegue perdoar Murilo pelo o que fez. Como é possível que ela ainda sinta coisas pelo garoto que a machucou tanto?


“– E aí, vai pra Direito? (...) – Não – respondo (...) – Eu passei. Cinema – explicou com um nó na garganta. – E acho que vou ser expulsa de casa.”

Uma História de Verão é o terceiro livro que leio da Pam. Eu gostei muito do romance solo que ela escreveu: “Boa Noite”. Este foi um livro que me fez querer conhecer mais o trabalho dela como autora. Eu acompanho a Pam desde quando ela escrevia no blog e adorei o fato dela começar a escrever. Este é um livro muito gostoso de ler, com uma narrativa leve, que traz um assunto que muitos de nós já enfrentamos: a difícil escolha de escolhermos o nosso futuro. O livro lembrou-me como foi complicado escolher o que fazer no futuro, e o medo de estar escolhendo errado. Ele toca no ponto de como é difícil sair de casa, estudar em outra cidade, estar longe dos amigos e família; daqueles que você ama.


Eu gosto muito de ler os livros escritos pela Pam, porque ela sempre aborda muitas questões que fazem parte da vida de um adolescente que está começando a vida. Todas as decepções, as paixões, as descobertas que fazemos e os corações partidos, a pressão familiar. Nos sentimos próximos da personagem porque, querendo ou não, nos espelhamos nela. 


“Por que estou tão insegura de seguir o que quero? Eu optei por ser feliz e isto deveria bastar.”

Eu adoro os temas que a Pam sempre aborda em seus livros: assuntos importantes, porém sempre com uma leveza maravilhosa. Eu gosto muito da linguagem jovem que ela usa para falar sobre esses assuntos.








Postar um comentário

My Instagram

© Caçadora de Histórias • Por Daniela Souza – Desenvolvido por OddThemes